rainbow09: (Watch too)
[personal profile] rainbow09
Como muitos de vocês já sabem, a Toei Animation nunca lançou as datas de aniversário oficiais dos personagens do universo de Digimon Adventure. Nenhuma das crianças escolhidas tem "data de aniversário oficial". Estas informações nem sequer vêm nas enciclopédias, e é pena, porque às vezes dá jeito para escrever fanfics.

No máximo, podemos seguir pistas e chegar às datas mais prováveis. É o que pretendo fazer neste post. Vou explicar um passo de cada vez, até para que vocês me possam dizer se me enganei nalgum pormenor. Portanto, esta lista tem as datas que julgo mais prováveis para os aniversários dos personagens.

Usei a informação oficial dos animes e incluo todas as pistas lançadas nos filmes, CD dramas, mangas e enciclopédias oficiais de digimon. Cruzem os dedos para que não haja contradições (lol).

Datas de Aniversário em Digimon Adventure
para as 12 Crianças Escolhidas:


1) Takenouchi Sora
O melhor ponto de partida é o segundo filme, Bokura no War Game (2000) realizado pelo Hosoda Mamoru, porque ficamos a saber que o aniversário da Sora aconteceu muito recentemente ao dia em que a história toma lugar. O primeiro passo é começar por descobrir em que dia a acção do filme acontece.

- A história passa-se no dia 4 de Março do ano 2000. Podemos ver isto nas screenshots de dois calendários de Março: aqui e aqui. Sabemos o dia exacto graças a este plano-pormenor focado numa embalagem de peixe fresco (cavala) à venda no hipermercado (e a julgar pela data de consumo, acho que é daquele tipo de peixe para sushi, que deve ser consumido no próprio dia).

- Sabemos que a Sora teve o aniversário dela poucos dias antes, porque ela ainda está zangada com o Taichi, por causa do presente de aniversário que ele lhe deu.

Sora acredita que o Taichi lhe ofereceu um clipe de cabelo como alguma espécie de mensagem (algo do tipo "devias parar de usar chapéus e mostrar o cabelo de forma mais feminina"). Sora não gostou, fica chateada, e deixa até mesmo de lhe falar. É claro que o Taichi não teve intenção alguma de a ofender e por isso nem sequer entende qual é o problema dela. Mesmo assim, logo no começo do filme, vemos o Taichi a enviar-lhe um e-mail a pedir desculpas "pelo outro dia". Dá a entender que o aniversário não foi exactamente no dia anterior, embora isto não seja de todo muito óbvio, porque a maneira como os japoneses falam e utilizam o pretérito perfeito é muito ambíguo.

Entretanto, ficamos a saber pelo menos que o aniversário da Sora só pode ser algures em Janeiro, Fevereiro ou nos primeiros três dias de Março (antes do dia 4). Não acho que o Taichi e a Sora fossem ficar zangados por 1 mês (?), então, acho sensato reduzir as hipóteses só para Fevereiro e Março- Agora, a grande dúvida é: em que ano? 1988 ou 1989?

- Razões para Sora ter nascido no ano de 1989: ao contrário do que os sites de fãs indicam, fui a reparar que a Sora nunca foi apresentada no anime com 11 anos. Ela é apresentada somente como aluna do 5º ano da Escola de Odaiba. A mesma coisa vem nos Artbooks e nas duas Enciclopédias Oficiais de Digimon Adventure.

Há um critério de análise que podemos levar em conta aqui, que é o funcionamento do sistema de ensino japonês. O ano lectivo no Japão não começa em Setembro como acontece em muitas escolas ocidentais. Os Japoneses começam as aulas no dia 1 de Abril e organizam o ano lectivo por semestres. Uma coisa que eu não sabia, e que me foi dado a saber por uma fã que comentou aqui no jornal, é que as crianças japonesas que tenham o seu 7º aniversário em Janeiro, Fevereiro ou Março, regra geral, começam a ter aulas um ano antes de todas as outras crianças.

Portanto, considerando que a Sora está no mesmo ano que o Yamato e o Taichi, e se considerarmos o filme como parte do canon, o mais provável é que a Sora tenha nascido em 1989. Isto significa que ela tem 10 anos durante Agosto de 1999 e que só fez 11 anos durante os primeiros três meses do ano 2000.

- No episódio 29, é revelado que Sora e Taichi estudaram juntos em Hikarigaoka, no 1º ano (ambos frequentaram a 3ª escola primária, no 1º ano, e estavam na classe número 2). Isto significa que Sora e Taichi entraram para a escola juntos no dia 1 de Abril de 1995.  Koushirou, que é um ano mais novo que eles, diz que "ainda que tenha sido por pouco tempo", ele ainda frequentava o Jardim de Infância nessa época, assim como a Mimi.

- A única forma da Sora ter nascido em 1988 seria se, por algum motivo, ela não conseguisse ter tido uma vaga na escola no dia 1 de Abril de 1994, quando tinha 6 anos e deveria entrar na escola japonesa, em Hikarigaoka. Nós sabemos que a prioridade das escolas é fazer turmas com alunos de 7 anos. Também sabemos que, se houver excesso de alunos, as crianças que ainda tenham 6 anos de idade podem ser deixadas para o ano seguinte. Isto não é raro de acontecer em lugares como Tóquio, onde vive muita gente e cada turma pode ter até uns 40 ou 50 alunos.

- Sabemos com toda a certeza que Sora não chumbou nenhum ano escolar até 1999, porque ela pertence ao 5º ano da Escola de Odaiba e ainda está no mesmo ano do Taichi.

Conclusão: Sora nasceu em Janeiro, Fevereiro ou dias 1, 2, ou 3 de Março de 1989.


2) Yagami Taichi
Este personagem foi criado originalmente para o manga Digimon Adventure V-Tamer 01. Os capítulos eram publicados mensalmente na revista V-Jump, no Japão, o que significa que o Taichi já existia antes do anime Digimon Adventure.

- O primeiro capítulo de Digimon V-Tamer foi publicado no dia 21 de Novembro de 1998. Isto significa que a primeira vez que o Taichi apareceu ao público foi nessa data.

Isto é relativamente importante, porque há um critério curioso a levar em conta: a maioria dos criadores de anime e de manga segue uma espécie de regra não-falada, que estabelece que o aniversário do protagonista é, regral geral, no dia em que ele foi apresentado ao público pela primeira vez.

Isto acontece com uma grande quantidade de heróis de anime para os públicos Shounen e Kodomo. A regra também é seguida pelo Daimon Masaru de Digimon Savers, cujo aniversário é oficialmente no dia 2 de Abril, a data da estreia de Digimon Savers no Japão.

- Tudo o que sabemos com toda a certeza é que o Taichi de V-Tamer nasceu em 1988, graças ao capítulo especial chamado "Double Tamer". Este capítulo pode ser encontrado no 4º volume do manga de Digimon V-Tamer onde o Motomiya Daisuke do anime se encontra cara a cara com a versão jovem do seu senpai.

Podem até argumentar que são Taichis diferentes e que este capítulo especial do manga não pode ser considerado canon, mas eu pessoalmente acho que é completamente insignificante se a historia deste capítulo aconteceu mesmo ou não na linha temporal do anime; o que importa é que os paralelismos estabelecidos pelo próprio autor são propositais e demasiado fortes para serem descartados como se não existissem e não fossem válidos nem mesmo como curiosidade;

- Em 1999, no anime, Taichi frequenta o mesmo ano lectivo que a Sora: o 5º ano da escola de Odaiba.

- Ele entrou para a escola no dia 1 de Abril de 1995, frequentando o 1º ano em Hikarigaoka (primeiro ano, segunda classe, na 3ª escola primária), tal como informado no episódio 29 do anime.

Conclusão: o Taichi nasceu no ano de 1988, algures entre 1 de Abril e 31 de Dezembro de 1988.

3) Ishida Yamato
Logo no primeiro episódio do anime, em Agosto de 1999, diz-se que o Yamato frequenta o 5º ano da escola de Odaiba. É o mesmo ano que o Taichi e a Sora frequentam.

- No episódio 29, sabemos que frequentava o mesmo ano que Taichi e a Sora, em Hikarigaoka (1º ano, 2ª classe, na 4ª escola primária) em 1995, pouco antes da altura em que ocorreu o divórcio dos pais e Yamato mudou-se para Odaiba sob custódia do progenitor.

Conclusão: Yamato nasceu entre o dia 1 de Abril de 1988 e o dia 31 de Março de 1989.


4) Izumi Koushirou
Sabemos que o Koushirou frequenta o 4º ano da escola de Odaiba em 1999. Em Digimon Zero Two entrou para o 7º ano da escola do 3º ciclo.

- Sabemos através do episódio 29 que ele frequentava ainda o jardim de infância em 1995. Nesse caso, Koushirou entrou para a escola no dia 1 de Abril de 1996.

Conclusão: Koushirou nasceu entre o dia 1 de Abril de 1989 e o dia 31 de Março de 1990.


5) Tachikawa Mimi
Na primeira temporada, 1999, Mimi frequenta o 4º ano, mesma escola que o Koushirou. Em Digimon Zero Two está no 7º ano, a estudar em Nova Iorque.

- Sabemos através do episódio 29 que a Mimi frequentava ainda o jardim de infância em 1995, o que significa que ela entrou para a escola no dia 1 de Abril de 1996.

Conclusão: Mimi nasceu entre o dia 1 de Abril de 1989 e o dia 31 de Março de 1990.


6) Kido Jou
No primeiro anime sabemos que o Jou já está no 6º ano em 1999. Em Digimon Zero Two, 2002, está no 9º ano.

Conclusão: Jou nasceu entre o dia 1 de Abril de 1987 e o dia 31 de Março de 1988.


7) Takeru Takaishi
No primeiro episódio de Adventure, é revelado que Takeru frequenta o 2º ano na escola de Kawada, em 1999. Em Digimon Zero Two, 2002, ele frequenta o 5º ano na Escola de Odaiba.

Conclusão: Takeru nasceu entre o dia 1 de Abril de 1991 e o dia 31 de Março de 1992.


8) Yagami Hikari

No livro Digimon Animation Chronicle é revelado que a Hikari, durante o primeiro filme de Digimon Adventure, tinha apenas 3 anos de idade (ver imagem).

- A história deste filme acontece em 1995 e muito provavelmente em Março. Não há nada em concreto que prove que é em Março, mas acho que faz sentido se considerarmos toda a filmografia de Digimon Adventure até à data: a acção do filme Bokura no WARGAME desenvolve-se no dia 4 de Março. O filme estreou nos cinemas igualmente em Março. A história d'A vingança de Diaboromon acontece no dia 25 de Março. Este também estreou nos cinemas em Março. O 3º filme dos "Digimentals dourados", por exemplo, estreou em Julho, em pleno verão japonês, o que coincide perfeitamente com a acção da história que também ocorre durante o verão. Não podemos dizer ao certo, mas na minha opinião há aqui um padrão que merece ser levado em conta.

Portanto... Hikari tinha 3 aninhos em Março de 1995.

- Sabemos também que ela pertence à mesma turma do Daisuke (que nasceu em 1991) e do Takeru. Todos frequentavam o 5º ano, em 2002.

Mais uma vez, podemos levar aqui em conta o modo como as escolas japonesas funcionam, tal como fizemos com a Sora.

- Se a Hikari tiver nascido em 1991: considerando que a Hikari tem 3 anos no primeiro filme do Hosoda, significa que ela ainda vai comemorar o seu 4º aniversário em 1995. Ao fazer quatro anos em 1995 ela fará oito anos em 1999 (4 anos depois). Pode acontecer que ela já tenha 8 anos em Agosto. Ela vai pertencer à turma do Daisuke e do Takeru. 2002 será o ano em que ela comemora 11 anos. Isto coincide com as informações que encontramos pelos sites que afirmam que a Hikari de Adventure em 8 anos e que a Hikari de ZT tem 11.

Mais uma vez, podemos levar aqui em conta o modo como as escolas japonesas funcionam, tal como fizemos com a Sora.

- Caso a Hikari tenha nascido em 1992: considerando que ela tem 3 anos em Março de 1995, significa que ela teve o seu aniversário em alguma data entre Janeiro e Março de 1995. Ela teria que ter começado a escola um ano antes. Portanto, ela teria sete anos em Agosto de 1999 (fazendo 8 nos primeiros três meses de 2000). Ela ainda faria parte da turma do Daisuke e do Takeru, mas só faria 11 anos nos primeiros três meses de 2003.

Portanto... lamento imenso, caros fanfiqueiros, mas estamos sem pistas suficientes que ajudem a desvendar a verdade. xD A Hikari pode ter nascido em qualquer dia do mês. Mas, dependendo da data que vocês escolherem, tomem atenção que:

- Se Hikari tiver nascido em 1991, o aniversário dela só pode ser algures entre o dia 1 de Abril e o dia 31 de Dezembro.

- Se a Hikari tiver nascido em 1992, o aniversário dela só pode acontecer entre o dia 1 de Janeiro e os últimos dias de Março.


9) Motomiya Daisuke
No livro Digimon Animation Chronicle, é revelado que o Daisuke tinha 7 anos no dia 3 de Agosto de 1999, quando Vandemon capturou toda a população de Odaiba, a família dele inclusive.

- Voltando ao capítulo especial do manga Digimon V-Tamer; dizem lá que o Daisuke nasceu em 1991;

- Matematicamente falando, a única maneira de conciliar estas duas informações é fazendo o Daisuke nascer algures entre os dias 3 de Agosto e 31 de Dezembro de 1991. Isto, porque ele supostamente faz oito anos em 1999. Se tem sete anos de idade em Agosto de 1999, é óbvio que ainda não fez anos.

- Portanto, se o Daisuke frequentou o quinto ano lectivo em 2002, isso significa que estava no segundo ano lectivo, em 1999, e também significa que ele entrou para a escola a 1 de Abril de 1998, quando tinha seis anos de idade, fazendo sete anos entre Agosto e Dezembro de 1998.

- Caso o Daisuke tivesse nascido em 1992, o aniversário dele aconteceria fatalmente entre o primeiro dia de Janeiro e os ultimos de Março, porque ele teria que ter entrado para a escola em Abril de 1998 com 6 anos.

- Com base no critério do sistema educacional japonês, é matematicamente impossível Daisuke ter nascido entre Abril e o dia 3 de Agosto, independentemente de ele ter nascido em 1991 ou 1992.

Conclusão: o Daisuke nasceu em 1991, algures entre o dia 3 de Agosto e dia o 31 de Dezembro.


10) Inoue Miyako
No episódio 25 de Digimon Adventure Zero Two, sabemos que a Miyako é do signo Gémeos e o grupo sanguíneo dela é AB.
Ela é apresentada no primeiro episódio da 2ª temporada como aluna do 6º ano.

Conclusão: Miyako só pode ter nascido de 21 de Maio até 21 de Junho de 1990.


11) Hida Iori
No livro Digimon Animation Chronicle, é revelado que o Iori tinha 5 anos no dia 3 de Agosto de 1999, quando Vandemon invadiu Odaiba, foi derrotado, e Garudamon salvou um avião de cair; Iori estava dentro desse avião.

- No primeiro episódio de Digimon Adventure Zero Two, em Abril de 2002, Iori apresenta-se ao Takeru e diz que frequenta o 3º ano da escola.

- Significa que no dia 3 de Agosto de 1999 o Iori ainda tinha 5 anos de idade e ainda só frequentava o jardim de infância. Ele entrou para a escola no dia 1 de Abril de 2000, e por esta altura já tinha 6 anos de idade no mínimo.

Uma vez mais, não temos pistas muito sólidas.

- Se o Iori tiver nascido em 1993: terá que ter nascido forçosamente entre os dias 4 de Agosto e 31 de Dezembro desse ano. Não pode ter nascido antes, para não entrarmos em contradição com as informações do artbook. Assim, ele continua a ter 5 anos no dia 3 de Agosto de 1999. Fará 6 anos nesse ano, mas só depois desse dia.

- Se o Iori tiver nascido em 1994: terá que ter nascido entre o início de Janeiro e finais de Março. Deste modo, também continua a ter 5 anos em Agosto de 1999 e também respeitamos a informação do artbook.

- É muito improvável, todavia, ele ter nascido em finais de Abril, e completamente impossível que ele tenha nascido em Maio, Junho, Julho, ou durante os três primeiros dias de Agosto, tanto no ano 1993 como no 1994.

- Se Iori tiver nascido em 1993, o aniversário dele só pode ser algures entre o dia 4 de Agosto e o dia 31 de Dezembro.

- Se a Iori tiver nascido em 1994, o aniversário dele só pode acontecer entre os dias 1 de Janeiro e 31 de Março.



12) Ichijouji Ken
Na segunda temporada, que ocorre em 2002, Ken Ichijouji estuda no 5º ano da Escola de Tamachi. Significa que ele entrou na escola no dia 1 de Abril de 1998. Ele estava no 3º ano quando enfrentou o Millenniummon ao lado do Ryou, no Verão do ano 2000. Foi nesta altura que recebeu a semente das trevas. Foi contactado pelo Oikawa pouco depois disso.

- Vemos muitas cenas do Ken com 4 anos a interagir com o irmão Osamu, mas nunca dá para saber exactamente em que altura elas acontecem.

- Graças ao livro Digimon Animation Chronicle, sabemos que o Ken tem 9 anos na altura em que esteve com o Ryou, em Agosto do ano 2000, antes do incidente que levá-lo-ia a receber o D-3 negro e torná-lo-ia no Digimon Kaiser.

- Significa que Ken não pode ter nascido depois de Agosto de 1991. Se isso fosse verdade, ele teria 8 anos no Verão do ano 2000. O artbook contradiz isso.

Conclusão: o Ken nasceu entre 1 de Abril e meados de Agosto do ano 1991.


Informações aparentemente contraditórias:
O livro "Digimon Animation Chronicle" cita as idades das crianças de Digimon Zero Two. Nomeadamente, diz que: Daisuke e Hikari têm 11 anos, que Taichi, Yamato e Sora têm 14 anos, que Mimi e Koushirou têm 13 e que Jou tem 15.
A história de Digimon Zero Two passa-se rigorosamente do dia 1 de Abril até ao dia 31 de Dezembro. Se fossemos levar estas idades em termos absolutos, então a Sora e a Hikari não podíam ter nascido nos anos 1989 e 1992 respectivamente, porque teriam 11 anos desde o 1º episódio do anime de Adventure (Agosto) e Zero Two (Abril), respectivamente.

É mais sensato pensar "o livro quer dizer que elas fazem 11 anos durante o 5º ano lectivo, que termina em Março do ano seguinte". A mesma coisa vale para os outros personagens; eles adquirem as idades conforme o tempo - não quer dizer que no dia 1 de Abril de 2002 já todos tenham aquelas idades. É por esta mesma razão que muitos animes preferem dizer o ano escolar que o personagem frequenta, no lugar de dizer simplesmente a idade.

Bom, isto é o que eu acho, anyway. É irónico, mas a informação dos filmes e de Adventure sozinhos parecem lançar mais pistas sobre potenciais data de aniversário reais, do que a informação de Zero Two que é muito mais genérica e vaga. Parece-me que nem nas idades a Toei quis pensar, quando planeou a sequência de Zero Two... lol '-' (sim, isto foi uma crítica; Zero Two tem um plot tão remendado e cheio de tantos anexos [Cd Dramas, Jogos da Wonderswan, etc] que só com um milagre não haveria informação conflituosa - mas é para isso que as teorias de fãs existem, é para tapar os buracos... xD)

E portanto, até ver, é esta a nossa grelha de informações. Caso tenham algum palpite para dar (baseado em informações oficiais e sensatas, por favor), digam aí de vossa justiça.


Fontes:
- Digimon Adventure (1999), Episódios 1 e 29;
- Digimon Adventure: Bokura no WARGAME (2000);
- Digimon Adventure Zero Two (2000), Episódios 1, 23 e 25;
- Digimon Adventure V-Tamer 01, Capítulo Especial "Double Tamer", Volume 4, Página 14;
- Digimon Animation Chronicle Memorial Artbook, págs 100, 117, 126, 134, 137

Relacionado:
- Linha Temporal de Digimon Adventure (e Zero Two)

Date: 28/10/12 09:35 (UTC)
From: [identity profile] monster-treats.livejournal.com
Yay, o meu mistério favorito de sempre! Ainda bem que pegaste no meu comentário no outro post :) Juro que ando a tentar "arranjar" aniversários e signos para as personagens desde que comecei a ver a série. Já escrevi vários ensaios cheios de justificações para as minhas escolhas... /Nerd

Eis algumas das minhas teorias favoritas sobre os aniversários.

* Acho que podemos perfeitamente ignorar as associações entre as cores, os elementos e os "poderes" representados por cada personagem e a simbologia do Zodíaco ocidental. Os próprios criadores de Adventure já admitiram que nunca pensaram nele quando escreveram a série. Não houve um planeamento intencional e detalhado, tipo na Sailor Moon. Por acaso discordo de ti, acho que 02 os estereótipos *típicos* são um pouco mais fortes (não é a toa que a Miyako é ar/ tem um pássaro colorido/ é o nº 2 do grupo - ela foi *pensada* como Gémeos), mas ainda assim temos imensa liberdade de interpretação - se nos focarmos apenas nas características psicológicas de cada personagem.

* Se o Taichi fizer mesmo anos a 21 de Novembro, isso é extremamente interessante porque isso faz dele Escorpião E Sagitário. O último é perfeitamente LÓGICO - não tanto como Carneiro ou Leão - mas mais do que Escorpião IMO. Dá uma análise de personalidade super interessante!

* A mesma coisa com a Sora/Hikari serem Peixes ou Capricórnio - não é óbvio, mas funciona. Aquário (tirando o "elemento" Ar) já não se encaixa nada, a meu ver. (No meu head-canon pessoal, a Sora é tão claramente Touro que quase me recuso a considerar outra hipótese, lol)

* Em Adventure a Hikari (doentinha, enfermiça) é *muito mais alta* do que o Takeru (saudável, bem alimentado, etc.). Daqui a minha Teoria de que o Takeru é mais novo do que a Hikari!

* O mesmo se poderia aplicar à Mimi e ao Koushirou.

* Em termos de personalidades "puras", o Yamato tem que ser um signo de água. O Jou tem que ser um signo de terra. O Taichi tem de ser um signo de fogo. São exemplos "textbook" de cada elemento, sorry.


a minha teoria actual (baseada nos pontos anteriores*, assumindo 12 Personagens <=> 12 Signos)

carneiro - takeru (Mar 92)
touro - ken (Abr/Mai 91)
gémeos - miyako* (Mai/Jun 90)
caranguejo - yamato (Jun/Jul 88)
leão - daisuke* (Jul/Ago 88)
virgem - jou (Ago/Set 87)
balança - mimi (Set/Out 89)
escorpião - iori* (Out/Nov 93)
sagitário - taichi* (21 Nov 88)
capricórnio - sora* (Jan 89)
aquário - koushirou (Jan/Fev 90)
peixes - hikari* (Fev/Mar 92)


Voltando ainda ao 02. Uma curiosidade super engraçada são as evoluções de cada parceiro usando o digimental da esperança. Basicamente, Daisuke = Saggitarimon (sagitário), Iori = Sheepmon (carneiro), Hikari = Goatmon (capricórnio); Ken = Bullmon (touro). ISSO SÃO SIGNOS, caramba! Claro que depois vi que Miyako = Moosemon, o que estraga logo a teoria…

Perfil

rainbow09: (Default)
Rayana

Bem-vind@!

O Jornal Rainbow 09 é um blog pessoal focado em conteúdos de Digimon, em especial de Adventure.

Aqui encontram as minhas opiniões pessoais, traduções de CD Dramas, doujinshis, imagens, reflexões e os delírios típicos de qualquer fã~

◉ Todas as fanarts publicadas no blog são arquivadas no meu site:

◉ Podem encontrar-me também no tumblr, no twitter, na deviantart e eventualmente no pixiv.

◉ Movi as minhas fanarts e traduções de Kuroko no Basuke para [personal profile] shadow09

Page generated 25/09/2017 02:31
Powered by Dreamwidth Studios